terça-feira, 20 de abril de 2010

OK GO! e a revolução na internet

Quase todo mundo lembra da banda OK GO! como 'aquela banda do Youtube' e...sim, a OK GO! nunca havia feito sucesso antes de começar uma pequena revolução nos videos.

Como qualquer banda sem fama e sem dinheiro, eles tiveram que inventar alguma forma de fazer um bom video com quase nenhuma verba. Hora de apelar para a criatividade.

Foi então que surgiu A million Ways. Uma câmera, quatro caras dançando perfeitamente desajeitados e um video de 3 minutos sem cortes. Sucesso mundial.

OK Go - A Million Ways from OK Go on Vimeo.

Depois veio o auge, a revolução.

Here it Goes again veio para dividir a história do videoclipe ao meio. Antes e depois do "clipe da esteira". Ainda sem dinheiro e com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, os quatro caras inventaram uma dança nas esteiras como nunca havia sido vista antes. O mundo todo encantado. Centenas de milhões de views.

OK Go - Here It Goes Again from OK Go on Vimeo.

E agora a banda provou que não vai parar de surpreender. Com um pouco mais de produção e dinheiro, lançou This Too Shall Pass que é um efeito dominó impressionante de tirar o fôlego como nunca havia sido visto antes em um videoclipe.

OK Go from Ana de la Fuente on Vimeo.

O som da banda? Diante de tanta personalidade e qualidade dos vídeos pouco importa, mas é parecido com Weezer e Sonic Youth. Mas o que conquistou o mundo foi a criatividade desses quatro garotos que mostraram que na internet não se precisa de dinheiro para fazer sucesso e sim de ideias.

Aula de arte em videoclipe pop

A banda 'meio francesa meio americana'Hold Your Horses lançou um clipe de 70 million e ele que está dando o que falar.

Com uma proposta completamente diferente, a ideia desses caras era a de passar cultura através de um videoclipe pop, contando a história da arte com suas peças mais simbólicas.

Para isso eles representaram com muito humor e criatividade várias obras de arte e rechearam o clipe com referências clássicas, o clipe começa, por exemplo, durante a Santa ceia.

Van Gogh, Michelangelo,Picasso, Warhol, Frida Kalo...e muitos outros artistas.

O clipe chega a ser impressionante. Vale a pena ver!

Graffiti Stop Motion

Incrível o stop-motion da dupla Tant e Unga, do Broken Fingaz Crew, coletivo de Israel que grafita as ruas do país.

Broken Fingaz -Graffiti Stop Motion from Broken Fingaz on Vimeo.

Para conhecer mais trabalhos deles é só passar no brokenfingaz.com e ver várias fotos e vídeos das intervenções que eles já fizeram. Vale a pena.

Iphone voice band - uma banda em seu bolso

A Apple mudou todos os conceitos anteriores sobre celulares e seus aplicativos. O que antes era um meio de se telefonar para outras pessoas se tornou um campo infinito de possibilidades e de experimentos incríveis.

Um aplicativo genial que eles lançaram ultimamente foi o Iphone Voice Band, em que se pode recriar o clássico que você quiser ou então fazer sua própria música através só dos sons que você faz no Iphone.

E o resultado é idêntico ao original, já que ele transforma as notas musicais da sua voz em sons de instrumentos.

Você canta e ele transforma em música. É uma banda inteira que você leva no bolso.

Kids, o hit clássico da banda nova-iorquina MGMT, por exemplo, ficou igualzinho.

Quer comparar?

O clipe de Kids


E o vídeo com o Iphone Voice Band


Márcio Marinho para @neotix

A poesia da chuva paulistana

Retirado do projeto Cinema de Rua, um vídeo que mostra que até a chuva que cai em São Paulo e transforma a cidade em um caos - e nós, na Berrini, sabemos bem disso - pode ser vista de uma outra forma.

A beleza está nos olhos de quem vê. E aqui nós enxergamos tudo de uma maneira diferente.

A Chuva de Ontem from Cinema de Rua on Vimeo.


Márcio Marinho para a @Neotix

Chroma Key nas ruas de Sampa

Não é na Avenida Ipiranga com a São João, mas mesmo assim um enorme muro verde promete mexer com o coração de quem cruza outra avenida, a Brasil com a Rebouças.

A construção é parte da ação para divulgar o projeto Faça Cinema você mesmo, que também faz outras projeções em arranha-céus pela cidade.

O vídeo faz parte do projeto Cinema de rua, que tenta traduzir o que é São Paulo através de vídeos. A ideia é fazer 30 filmes em um mês e são todos assim. Lindos.

Fica aqui a dica também para o site Cinema de Rua e para ver outros tantos vídeos lindos sobre São Paulo.

E para enteder o que o chroma key pode causar como intervenção urbana só vendo o filme mesmo para acreditar

Vídeo Grafite from Cinema de Rua on Vimeo.



@Chicocabron

Scarface para crianças

Geralmente criancinhas encenam no teatrinho de fim de ano do colegio coisas como contos de fadas, princesas, Harry Potter e astronautas.

Mas algum professor americano de mente doentia resolveu fazer a peça com o filme ScarFace. Sim, o clássico de Brian de Palma que conta a saga de um imigrante cubano no seu sonho americano de viver no luxo a base de tráfico de drogas e de assassinatos.

Roteiro ideal para criancinhas NÃO atuarem, não é mesmo?! Mas reparem que na peça o Tony Montana é traficante de 'pipocas'.

Não deixa de ser hilário ver o 'pequeno Al Pacino'. O gurizinho é ótimo ator!

Curioso, no mínimo:



@Neotix

Como eram os sites antigamente

Nós sabemos bem a dificuldade e a delícia que é botar um ótimo site no ar. E nós já fizemos vários.

Mas vocês lembram como eram os sites antigamente? Eram muito 'diferentes', no mínimo.

Vocês imaginam hoje em dia o site do portal Uol desse jeito?

Até o todo poderoso Google tinha uma cara 'estranha'.

O Cadê - o site de busca mais usado pelos brasileiros na década de 90 - não era muito discreto.

A Folha de São Paulo também tinha um site meio confuso na época
Se você se interessa pela história da internet e quer ver mais sites de antigamente, é só entrar no Internet Archive, que tem um arquivo imenso do que a web já foi um dia. É um site para ficar horas navegando e se divertindo em ver como foi o início da internet.

@Neotix

Dica do dia na Neotix - Pianista no ChatRoulette

Hoje o Tales Simon, da equipe de animação/3D, mandou um vídeo de uma brincadeira que rolou no ChatRoulette essa semana.

Pra quem não sabe, o ChatRoulette é um site em que pessoas do mundo inteiro se conectam através de webcams. Você vê pessoas aleatórios de qualquer lugar e pode trocar o seu "alvo" apertando em Next.

É sempre uma surpresa. Nunca se sabe o que você vai ver. Mas um maluco dos Estados Unidos resolveu inovar e de uma maneira muito legal.

Com um piano, ele improvisa para cada pessoa que aparece na sua tela. É muito engraçado ver a reação das pessoas ao perceber que ele toca bem e ao ouvir as suas rimas.

Vale a pena assistir!



Se quiser se aventurar: ChatRoulette

Twitter @Neotix